sexta-feira, 2 de outubro de 2009

O lado bom da adolescência

Você, como a maioria das meninas, vive com pressa de chegar logo aos 18? Então, essa mensagem é pra você. Nada de torcer o nariz, vai! Se pensar bem, verá que a adolescência, tem sim, uns lances que vão marcar a sua vida para sempre, e de um jeito bem especial. Quer alguns exemplos? Em primeiro lugar, é nessa fase da vida que vivemos as nossas maiores paixões, aquelas capazes de nos tirar de órbita totalmente, de nos fazer esquecer tudo, absolutamente tudo, só por causa do ser amado.
Os amigos, claro, também são um motivo e tanto para curtir esse período entre a infância e a vida adulta. Quando pequenos, não sabemos ainda valorizar a turma. E, mais velhos, em geral, não temos tanto tempo para nos dedicar a ela. Além disso, os jovens têm facilidade em fazer novos amigos, são espontâneos e sinceros nos seus relacionamentos.
E tem mais, adolescentes aprendem muito rápido o que quer que seja: a tocar um instrumento, a falar uma nova língua, a operar um programa de computador que parece dificílimo para os adultos. Isso tudo, óbvio, abre um mundo de possibilidades. Afinal, você pode virar expert no que quiser. E em pouco tempo.
A adolescência é, ainda, uma época de grandes descobertas: novos filmes, livros, bandas, músicas... Algumas referências serão levadas pela vida toda, de tanto que você vai curtir. Outras, ficarão esquecidas num canto da estante assim que a moda passar.
Pra ajudar, a maioria das meninas, antes dos 20 e poucos anos, não têm aquele monte de preocupações e responsabilidades de uma mulher, tipo: e se a grana não der para todas as contas no fim do mês? O que vamos ter para o almoço? E como vai ficar meu emprego com a crise? Entre outras chateações típicas.
Ainda não tá convencida de que ser adolescente é tudo de bom? Já parou pra pensar que é na juventude que você vai escolher seus ídolos, sua profissão, seus namorados... o que é muito divertido, no fim das contas? Na vida adulta, na maior parte do tempo, não estamos mais decidindo, mas sofrendo as consequências das escolhas que já fizemos... o que é barra!
Ser adolescente é, ainda, contestar regras, o que até pode trazer algum sofrimento. Por outro lado, com a sua rebeldia característica, são os jovens que sacodem o mundo, forçando uma mudança pra melhor.
Os pais, nessa fase, ainda nos tratam como crianças, pelo menos de vez em quando. O que tem o lado bom de sermos paparicadas e de nos sentirmos protegidas e amparadas quando algo vai mal. Depois que crescemos, eles normalmente continuam desempenhando esse papel. Só que, quanto mais velhos ficamos, mais vergonha temos de pedir colo.Não quero dizer, com tudo isso, que a vida adulta será uma chatice só. Assim como a adolescência, ela oferece boas experiências e outras que não são tão bacanas assim. O grande barato é que, a cada fase, as emoções são diferentes, assim como as descobertas e as lições que aprendemos. Por isso, o melhor é não perder nada, tentar sempre encontrar algo de positivo nas coisas como elas são. Assim, em vez de entrar numas de reclamar e de achar tudo um tédio, seremos capazes de nos divertir bem mais. Faz o teste aí e me conta se deu certo. Por hora, tudo o que tenho a dizer é: feliz adolescência pra você!

3 comentários:

isabella disse...

texto muito legal, leio sua coluna todo mês. Você escreve muito bem!
se der um tempinho dá uma olhadinha no meu blog ? aqui ó:
http://cherrycokie.blogspot.com

Beijos!

Amanda P. disse...

Estou esntrando agora na minha vida de adolecente... e espero muiito dela, varias amigas, festas, namorados... E não quero ir logo para os 18, se pudesse ficava com 15 ou 16 mesmo, ser adulta é ser responsavel por seus atos, é ter que ser responsavel por varias coisas alem de estudar, acho que não quero isso não... =/



Beiijos de Amanda Pietra!

Kin & Akira disse...

Nossa nós achamos o seu texto a mais pura verdade,cara agt nunca parou para refletir como é bom ser adolescente.
Nós pensavamos que a adolescencia só tinha o seu lado ruin,tipo:espinhas,desentendimento com os nossos pais,etc.
E essa fase da nossa vida ela tem que ser muito bem aproveitada,nós estamos arecem entrando na nossa adolescencia e esperemos curtir ela muito...
Bom obrigado por ter nos mostrado "O lado bom da adolescencia"
Visite o nosso blog também!




beijos: kin & Akira