domingo, 19 de julho de 2009

Simplesmente feliz

O que te faz feliz? Se você não estiver de mau humor, aposto que consegue fazer uma listona de situações que te deixam lá em cima em menos de cinco minutos. Agora, se está demorando para chegar a uma conclusão sobre isso, um aviso de amiga: bora cuidar dessa TPM, menina!
Falo isso porque, mesmo com todos os perrengues da vida, sempre tem um jeito de achar a alegria escondida nas coisas e nas pessoas. Tudo vai da maneira que a gente olha. E de como a gente se olha, no fim das contas. Dependendo de como estamos nos sentindo por dentro, é como se vestíssemos um óculos de lentes coloridas: o mundo lá fora pode ficar azul-lindo ou cinza-chumbo.
Mas, como estamos em pleno mês de férias, quero muito convencer você, até o final deste texto, a usar as boas lentes, aquelas que vão fazer tudo ao redor parecer mais interessante.
Eu, por exemplo, estou tentando ser cada vez mais feliz com menos. E não é tão difícil quanto parece. O que me faz feliz? Ver pela milésima vez o meu filme preferido de amor. Ou fazer uma seleção das músicas mais lindas ever e ficar repetindo mil vezes no I-Pod. Rolar com a minha cachorrinha pelo tapete da sala. Estourar pipoca e comer tudo sozinha, sem culpa. Encontrar as minhas amigas para falar bobagem, rir, tomar sorvete. Ficar o dia todo de pijama, debaixo do edredom fofinho, zapeando a TV e sem pensar – nem lembrar! – dos momentos tristes da vida.
Outro dia assisti a um filme que tem o mesmo título desta seção e que contava a história de uma garota que vivia feliz sempre, o nome dela era Poppy. Pode parecer bobo, falando assim, mas depois de assistir ao filme eu cheguei à conclusão de que a maior bobagem é mesmo ficar desperdiçando a vida com tantas preocupações, picuínhas, baixo-astral. Saí do cinema achando tudo um barato, dei risada pra todo mundo que encontrei no caminho: o pipoqueiro, o cara do estacionamento, a moça desconhecida no elevador. E sabe o que ganhei de volta? Muitos sorrisos!
Então, já que você não vai ter que ir pra escola, que tal tirar esse mês inteiro para se dedicar só àquilo que te faz bem, praticar o que eu chamo de felicidadeterapia? Vale tentar uma receita nova de bolo de chocolate, reler a sua matéria preferida na Atrê, fazer um painel com as fotos que você mais gosta - assim, quando olhar pra elas, vai lembrar que a vida pode ser mais divertida, sempre.
E, quando pintar um obstáculo – uma bronca, uma brincadeira sem graça do irmão, uma chuva forte no dia em que você tinha combinado com a galera de andar de bike no parque – não deixa o mau humor tomar conta, não! Corre logo pro computador e vai ler os blogs mais divertidos que você conhece, liga para aquela amiga fofa e combina um encontro no shopping... tem mil maneiras de deixar as coisas chatas pra lá. É só começar a enxergar aquele montão de coisas legais que você pode colocar no lugar delas. Eu dei algumas idéias aqui, mas você com certeza tem muitas outras estratégias para espantar o mau humor e salvar as suas férias. Tá esperando o quê?

12 comentários:

Polly_ disse...

Cara Li esse texto na Atreiva Ameeeei! foi muito bom pra mim tava precisando de algo assim Vlw
By: Polly *_*

carol disse...

oiee... passando, conhecenco e adorando...

passa lá também??

www.ideiasvazias.zip.net

nataliane isabela ~ disse...

Porque sera que é bom ler um texto assim quando agente esta triste?aaaisso nos deicha mais pra cima,com bem humor e vontade de rir rir e rir,eu sempre vou em busca da minha felicidade,as vezes eu tenho MUITA vontade de desistir a minha tão sonhada,mas quando eu olho a minha volta,e vejo meus amigos,família ,eu me sinto mais completa e preparada pra enfrentar as coisas ,e até conseguir oque quero.Um dia,no dia do meu aniversário de 15 anos eu vi o cara que eu mais AMO ou AMAVA,eu não sei com uma outra menina,e ele dava tota atenção a ela,fiquei muito triste tive vontade de me esconder debaicho do edredon e não sair NUNCA mais,mas uma amiga minha Alhilla me deu forças e eu continuei,bebi e mais :s ,anoite meus amigos me chamaram pra sair e minhas amigas me escreveram umas coisas,quando eu li aquilo e quando eu vi elas eu me emocionei e começei a chorar e vi que mesmo triste estava feliz,emocionada !eu chorei por muuito tempo chorei de FELICIDADE !E hoje,quando me sinto triste,eu lembro que tenho pessoas que me amam e que são muitos especiais pra mim,não é fácil eu sei !Mas pra gente conseguir essa felicidade tão desejada ,devemos ir atras dela e não esperar que ela venha atrás de nós. Beijos com carinho, Nataliane (:

Khyane disse...

Realmente,Rita, seus textos fazem muito bem, eles fazem a gente perceber o quanto a vida pode ser simples! Sensacional! Amo seu blog.

Viktor R. disse...

Aprendi na vida que felicidade eh cada coisa legal que acontece com a gente,nao aquela "overdose mar de rosas" que a gente foi ensinada a pensar.
Amei seu post,espero que possa comentar o meu blog tbm.
Bjos e parabens,nem preciso dizer o quanto admiro seu trabalho,sigo seu blog,hehe

Rita disse...

Meninas, obrigada pelas mensagens! É bom saber que meus textos estão espalhando a felicidade por aí...
Nataliane, adorei a sua estratégia, vou usar também!!
Beijos a todas!!!

Viktor R. disse...

De uma olhada no meu blog quando puder,tem um selo de presente para voce,espero que goste!

Michelle Louzeiro Nazar disse...

Falo de formas de felicidade, igualmente, muitas vezes nos meus textos. Creio que ela é mais singela e preciosa do que realmente pensamos. Quando ela surge a deixamos de lado, não a percebemos e depois choramos por querê-la novamente. Então, descobrimos os sonhos...

Dia a Dia disse...

Oiê!!nuss q texto 10...mto obrigada Ritinha
acabei de levantar meu astral...
bjinhos

Anônimo disse...

Eu amo ler tudo o que a Rita escreve, ela é um grande exemplo pra mim, que também amo escrever, será que um dia serei uma escritora? *-*

Rayane France disse...

*-* Ritaa !
- Que texto lindo ♥
Leio todas as suas colunas na atrê, e ontem, tava procurando alguma coisa sobre perdão pra postar, quando li CRESCER TEM DESSAS COISAS... Adorei !
Acabei de postar no meu blog
( Dei os créditos, claro (: )
Amo seus teextos
2bjs ;*

Amanda Pietra disse...

A sua artee é liinda!! T.adimiroo muito! =D Bjjs